segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

MANGARATIBA DIGITAL PRESENTE NO MAIOR EVENTO DE TECNOLOGIA DO BRASIL, O CAMPUS PARTY, EM SÃO PAULO

Evento consagra as iniciativas tecnológicas e a importância das comunidades digitais

A Prefeitura de Mangaratiba marcou presença importante no maior evento de tecnologia do Brasil, na semana de 11 à 17 de Fevereiro na Bienal de São Paulo, através de sua Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia da Informação (SICTI), representando o projeto Mangaratiba Digital.

Estiveram no evento os representantes da SICTI, o Coordenador de Tecnologia, Sr. José Cláudio Dias e o Técnico de Suporte Celso Paula Júnior.

Segundo o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia, Pedro Lemelle, o evento foi uma excelente oportunidade de divulgar o projeto Mangaratiba Digital, trocar experiências e proporcionar aos nossos técnicos enviados ao evento interagir com outros projetos e descobrir novas idéias.

A participação do Mangaratiba Digital nasceu do convite feito pelo Banco do Brasil e do Coletivo Digital, uma vez que, a instituição é parceira do projeto.

O Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997, que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores procedentes do Brasil e de outras nações, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.
Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.

-“Foi bastante proveitoso conviver com centenas de pessoas de diferentes lugares e culturas. Durante 7 dias tivemos a oportunidade de trocar informações e certificar a importância da tecnologia na vida das pessoas.” Atesta José Cláudio Dias.

Participaram do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.
É um público composto por líderes de comunidades on line extremamente ativas na sociedade em rede, com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter. que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.

Trilhas Ecológicas de Mangaratiba começam a receber sinalização

Prefeitura e Secretaria de Turismo definiram a formatação das trilhas e o modelo de sinalização para oferta ao trade turístico do município

A Prefeitura de Mangaratiba, através de sua Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia da Informação (SICTI), iniciou o trabalho de sinalização das trilhas ecológicas do município com o objetivo de atrair todos os visitantes praticantes do eco-turismo.

Repleto de cachoeiras, serras, mar e ilhas, Mangaratiba é naturalmente um ambiente propício para os amantes da natureza. Sendo assim, nada mais coerente do que oferecer aos turistas a possibilidade de desfrutar de belos passeios ao ar livre e do exercício das caminhadas com direito a paisagens deslumbrantes.

Em atendimento a demanda de infra-estrutura para fomento do eco-turismo no município, a Secretaria de Turismo (SICTI) elaborou um projeto piloto, realizado por técnico ambiental, onde foram estudadas e avaliadas 9 trilhas, selecionadas dentre as dezenas existentes.

O objetivo do trabalho realizado, foi quanto ao grau de dificuldade das trilhas, a forma, a função, ao nível técnico, a intensidade, manejo e a sinalização interpretativa e condutiva a ser instalada. Esse projeto é uma ação inicial que vem ao encontro do desejo do município de Mangaratiba em se transformar em um destino eco-turístico à altura das suas potencialidades naturais.

Os principais resultados desta ação serão a valorização do meio ambiente e seus atrativos naturais, a valorização da cultura Caiçara, o fomento do eco-turismo de qualidade no município, a atração de novos investimentos públicos e privados e a conscientização do trade turístico local visando o incremento do eco-turismo.

O Prefeito Aarão, ciente da importância de se alavancar o turismo em Mangaratiba, não poupa esforços para este trabalho.
– “Estaremos dando condições adequadas para que o nosso turista tenha Mangaratiba como referência para o eco-turismo e que sejamos o seu principal destino.” Comemora o Prefeito Aarão.

As trilhas que foram selecionadas e sinalizadas são as seguintes :

Flexeiras x Praia Grande - Ilha de Itacuruçá
Gamboa x Águas Lindas - Ilha de Itacuruçá
Ingaíba x Batatal Fazenda - Ingaíba
Rota dos Escravos do Sahy - Vale do Rio Sahy
Cachoeira Véu de Noiva - Muriqui
Estrada Imperial - Serra do Piloto
Caminhos do Rubião - Serra do Piloto
Fazenda dos Breves - Mangaratiba
Poço Encantado - Conceição Jacareí

Para o Secretário Pedro Lemelle, a frente do Turismo desde Outubro passado, a sinalização destas 9 trilhas simboliza o investimento da Prefeitura no segmento de eco-turismo, de olho numa parcela bastante significativa deste mercado que cresce rapidamente.
-“Diante de toda esta riqueza natural que possuímos, é necessário que Mangaratiba esteja pronta para receber e explorar ao máximo estes produtos, pois através do trade estaremos captando recursos e dando maior destaque à Mangaratiba.” Finaliza Lemelle.

A primeira trilha sinalizada foi “Flexeiras x Praia Grande”, localizada na Ilha de Itacuruçá e contou com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos, através do administrador da Ilha, Amarildo, e seu assessor Neilor, além da equipe de Turismo, Henrique, Thiago e Adilson. O técnico ambiental Nelson Wenglarek, participante do projeto também prestou apoio.

O Secretário informa que o cronograma de instalação das sinalizações transcorrerá até Abril de 2008, onde assim, todas as trilhas estarão sinalizadas.