terça-feira, 26 de maio de 2009

PREFEITURA DE MANGARATIBA MARCA PRESENÇA NO LANÇAMENTO DA 4ª. EDIÇÃO DO PROGRAMA “LIDERA RIO” DO SEBRAE


O curso promovido será de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento do Município

Aconteceu no auditório do Sebrae no Rio de Janeiro, o lançamento da quarta edição do curso Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento do Município. A iniciativa é fruto do Programa Lidera Rio – parceria entre Caixa Econômica Federal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e Associação Estadual dos Municípios (Aemerj), além do próprio Sebrae/RJ –, que visa colaborar com a criação de um cenário favorável ao fortalecimento da economia local, a partir do apoio aos pequenos negócios.


Conduzindo a cerimônia de lançamento, estiveram presentes o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rodolfo Tavares, o Diretor-Superintendente do Sebrae RJ, Sérgio Malta, o Secretário Nacional de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Edson Lupatini Júnior, o Prefeito de Valença e Presidente da Aemerj, Vicente Guedes e o gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal, Plínio Magalhães Fonseca.

Segundo Sergio Malta, a grande novidade desta edição é que o curso atingirá 100% dos municípios fluminenses. “O programa iniciou há quatro anos e essa será a primeira vez que os 92 municípios terão representantes. Isso é muito importante neste momento, pois recentemente 66% do quadro de prefeitos foram renovados. Aproveitaremos a iniciativa para sensibilizar a nova geração de prefeitos na implementação da Lei Geral e, assim, alavancarmos o desempenho dos municípios”, disse.

A Prefeitura de Mangaratiba esteve representada pelo Secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação, Pedro Lemelle e o Secretário de Governo, José Joaquim Madeira.

De acordo com Pedro Lemelle, que concluiu o curso na 3ª edição, as capacitações do Lidera Rio são ferramentas fundamentais para gestores públicos que elaboram políticas públicas com foco no desenvolvimento e empreendedorismo em seus municípios.

Sobre o curso

O curso foi criado por uma demanda da Aemerj, que percebeu que a questão do desenvolvimento ficava prejudicada face às de saúde, educação e segurança e é voltado para gestores públicos e lideranças municipais e terá, em 2009, o desafio de incluir os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro em seu programa, repassando conhecimento a cerca de 500 participantes, entre eles, representantes da prefeitura, da câmara de vereadores e da sociedade civil organizada.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Projeto Mangaratiba Digital segue despertando o Interesse de Universitários do Brasil


Desta vez, formandos de tecnologia da UniverCidade visitaram a Prefeitura em busca do modelo para suas monografias

Como já vem ocorrendo desde a sua implantação no Município, o projeto Mangaratiba Digital continua atraindo jovens universitários, formandos em Tecnologia da Informação, que buscam informações referentes a tecnologia “Wimax” que propaga o sinal de internet na cidade, iluminando escolas, telecentros, postos de saúde, centros de informações, ente outros.

Sendo assim, a Secretaria de Ind., Com. e Tecnologia da Informação (SICTI), recebeu no dia 24/04/09 os universitários Braulio Mesquita de Moraes e Daniel Augusto Vieira Loureiro, estudantes do curso de Tecnologia em Redes do Centro Universitário da Cidade – Univercidade, campus Carioca (RJ), orientados pelo Professor Dr. Engenheiro Frederico Sauer que, após pesquisas sobre o “Wimax” descobriram no site da Intel o caso de sucesso de cidade digital de Mangaratiba.

Todos os aspectos referentes ao projeto Mangaratiba Digital, um dos pioneiros no Estado do Rio de Janeiro foram abordados, desde a sua concepção técnica, passando por comunidades atendidas, objetivo do acesso, dificuldades superadas, enfim, dados valiosos para a conclusão do trabalho final de formatura que será apresentado no dia 15 de junho 2009.

Para o Secretário Pedro Lemelle, isto indica que os estudantes estão cada vez mais empenhados a tratar a inclusão digital como fonte de desenvolvimento para as cidades e que novos profissionais estão chegando com propostas de modernização de modelos existentes.

Segundo o universitário Bráulio Mesquita, o projeto Mangaratiba Digital enriqueceu muito o trabalho que será apresentado à banca examinadora da UniverCidade e que não havia presenciado nenhum outro projeto desta dimensão baseado em “Wimax”.