segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MANGARATIBA É EXEMPLO PARA CIDADE DE SANTA CATARINA


Coordenadora de projeto Inclusão Digital do município de Angelina visita Mangaratiba para se informar sobre projetos em tecnologia

A coordenadora do projeto de Inclusão Digital, Carla Bohm, da cidade de Angelina-SC, se encontrou com o Secretario de Indústria, Comércio, Tecnologia e Informação (Sicti) Pedro Lemelle, na última sexta (21), para se informar sobre os projetos de tecnologia desenvolvidos pela prefeitura de Mangaratiba.

O município de Angelina fica a 60 km da capital de Santa Catarina, Florianópolis. Carla disse que conheceu os projetos tecnológicos através da revista “A Rede - tecnologia para a Inclusão Social de 2007”, onde foi publicada a matéria “Luzes no meio do mar em Mangaratiba”, sobre o trabalho da prefeitura em levar a Internet para locais distantes do município, como a ilha da Marambaia.

Pedro Lemelle explicou outros trabalhos desenvolvidos pela Sicti, como o Internet Escola, Ônibus Digital, Infotur e o Guia Mangaratiba. “Essa visita mostra que o nosso trabalho esta dando resultados, que há repercussão nacional. E dividir nossas experiências com outras cidades nos enche de orgulho”, comentou o secretario.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MANGARATIBA RECEBE MAIS UM RECONHECIMENTO DE CIDADE DIGITAL



Município está no ranking que premia esforço pelo progresso e modernização tecnológica

A cidade de Mangaratiba foi incluída na última semana no Ranking Motorola de Cidades Digitais 2009. O título é resultado de um estudo na América Latina para medir os níveis de digitalização na região, elaborado pela Convergência Reseach, que reconheceu o esforço da Prefeitura pelo progresso da região e modernização tecnológica.

Para se chegar a esse resultado, o município passou por uma série de avaliações da Motorola, uma das maiores empresas do mundo de desenvolvimento de tecnologia e fabricação de equipamentos wireless (sem fio), que solicitou todas as informações sobre o Projeto Mangaratiba Digital, onde foram criados oito Telecentros Comunitários, espalhados pela cidade, com acesso gratuito à internet. A Prefeitura espera que até o final do ano sejam inaugurados mais duas unidades.

Outro projeto da Prefeitura é o Orla Digital, que disponibiliza o sinal de internet também de graça na orla do município. A primeira etapa já foi concluída: a orla de Mangaratiba já tem o sinal disponível. Dessa maneira, quem tem um notebook já pode captar o sinal de internet e sentado no quebra-mar poderá acessar seus emails, fazer pagamentos e realizar outros serviços disponíveis na Rede.

Para o Secretário da pasta, Pedro Lemelle, esse é mais um reconhecimento que a cidade e o governo recebem, provando que vale a pena investir em tecnologia, modernização das rotinas administrativas, e da democratização do acesso à internet para toda a população. “Esse é mais um fruto que colhemos de nosso trabalho, o reconhecimento dessas empresas nos coloca num patamar de cidades do mundo inteiro. Cidades como Seul, Londres e Ohio (EUA) estão nesse ranking”.

Segundo o Vice Presidente da Motorola na América Latina e Caribe, Oscar Rojas, em carta enviada à Secretaria de Indústria, Comercio e Tecnologia da Informação (SICTI), ter o título de Cidade Digital representa além de conectividade e infra-estrutura, uma administração pública moderna, que faz uso inteligente da tecnologia com o objetivo de fornecer novos serviços, maior segurança, eficiência e facilidades para a população, dando a seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PROJETO MANGARATIBA ORLA DIGITAL FAZ SEU LANÇAMENTO NA 20ª. FESTA DO PEÃO


Serviço de internet gratuita cobriu toda a área da festa e beneficiou visitantes e prestadores de serviços

A Prefeitura Municipal de Mangaratiba, através de sua Secretaria de Ind., Com. e Tecnologia da Informação (SICTI), realizou o lançamento oficial do projeto Mangaratiba Orla Digital durante os quatro dias da 20ª. Festa do Peão, disponibilizando o sinal de internet gratuitamente por toda a área do parque de exposições.

Visitantes e prestadores de serviços que possuíam computadores portáteis (notebooks) ou telefones celulares com acesso à internet, puderam usufruir do sinal em meio aos shows e aos quiosques que ofereciam alimentação e bebidas, assim como, a imprensa que cobriu o evento também pôde enviar e receber matérias em tempo real agilizando suas edições.

Segundo o Secretário Pedro Lemelle, o Orla Digital, que é mais uma iniciativa do Projeto Mangaratiba Digital, visa levar a internet gratuitamente às orlas do Município, beneficiando a população e os turistas.
A primeira etapa do projeto será oferecer o serviço, com antenas de rádio frequêcia (WI-FI), conectadas a rede do Mangaratiba Digital, à orla do Centro de Mangaratiba, pois trata-se do Distrito Sede do Município. Logo após, será a vez de Itacuruçá, Muriqui e Praia do Saco.

-“O objetivo é poder conjugar o potencial turístico do Município com a oferta de tecnologia. Queremos ver as pessoas acessando a internet contemplando o mar e bebendo água de côco nas orlas.” Comemora Lemelle.

O projeto Mangaratiba Orla Digital fortalecerá ainda mais o processo de inclusão digital e social na cidade. O acesso está cada vez mais disponível e isto motiva as pessoas a utilizarem a internet, além de criar oportunidades, estimular a socialização e proporcionar conhecimento e informação.

A Prefeitura de Mangaratiba vem investindo em tecnologia através de seus projetos que promovem a integração e a cidadania e demonstra sua capacidade de desenvolver arranjos produtivos que apóiam o crescimento do Muncípio e de sua população, inserindo Mangaratiba na sociedade da informação e atestando sua condição de cidade digital.