
Com a presença dos alunos aprovados no exame de seleção e de seus familiares, a parceria entre a Prefeitura de Mangaratiba e a empresa de tecnologia BRQ, realizou um grande evento para marcar a aula inaugural do projeto de capacitação em linguagem de programação Java para internet.
A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI), firmou parceria com a BRQ, a fim de implantar um projeto no Município que forme futuros jovens profissionais na área de desenvolvimento de sistemas de computação em plataforma web (internet). A Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (BRASSCOM) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) também apóiam o projeto.
Na ocasião, houve uma vídeo-conferência em tempo real, projetada no telão, onde as demais cidades que participam desta iniciativa discutiram os principais aspectos e benefícios do projeto, esclarecendo dúvidas dos alunos de Mangaratiba, Curitiba, Porto Alegre, Joinville e Fortaleza entre outras.
O Presidente da BRQ, Sr. Benjamin Quadros, falou aos alunos sobre a dimensão desta qualificação em âmbito nacional e explicou a metodologia de ensino que será aplicada, ressaltando que os melhores alunos do curso poderão ser contratados pela própria BRQ.
Mais de 100 (cem) candidatos prestaram exame de seleção, buscando umfereceidas) candidatos prestaram exame de sele BRQ, para um projeto pioneiro no Munica colocação dentre as 55 vagas oferecidas. Os exames foram realizados on-line, via internet, nos telecentros comunitários do centro de Mangaratiba, na Biblioteca Municipal e na Fundação Vida Nova, Nova Mangaratiba e foram acompanhados pelo responsável da BRQ no município, Marcos Barreto e pelo gerente de recrutamento e seleção, José Oitavo Borges.

Ainda no evento, o Secretário Pedro Lemelle ratificou o empenho do Prefeito Aarão em buscar parcerias para o Município que possam aliar-se a Prefeitura no intuito de capacitar e preparar os jovens para oportunidades de trabalho na área de tecnologia, a qual vem crescendo e oferecendo cada vez mais vagas no mercado de trabalho.
Na seqüência, Sr. Marcos Barreto que organizou toda a infra-estrutura para a realização dos exames, destacou a evolução tecnológica do Município, através do MANGARATIBA DIGITAL, que motiva este tipo de iniciativa e agradeceu o esforço de todos os envolvidos no projeto.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI), já determinou que todos os alunos do curso terão passe livre e prioridade nos Telecentros Comunitários de Internet para acesso às aulas on-line.
Ao final do evento, a BRQ ofereceu um coquetel de confraternização aos alunos, onde todos puderam trocar suas expectativas sobre o projeto, além de idéias com o Secretário Pedro Lemelle e o Presidente da BRQ, Benjamin Quadros.