quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Projeto de Capacitação JAVA (SICTI/BRQ)

Em evento realizado no Centro Cultural Cary Cavalcante, os alunos aprovados no exame de seleção participaram da aula inaugural do projeto

Com a presença dos alunos aprovados no exame de seleção e de seus familiares, a parceria entre a Prefeitura de Mangaratiba e a empresa de tecnologia BRQ, realizou um grande evento para marcar a aula inaugural do projeto de capacitação em linguagem de programação Java para internet.

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI), firmou parceria com a BRQ, a fim de implantar um projeto no Município que forme futuros jovens profissionais na área de desenvolvimento de sistemas de computação em plataforma web (internet). A Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (BRASSCOM) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) também apóiam o projeto.

Na ocasião, houve uma vídeo-conferência em tempo real, projetada no telão, onde as demais cidades que participam desta iniciativa discutiram os principais aspectos e benefícios do projeto, esclarecendo dúvidas dos alunos de Mangaratiba, Curitiba, Porto Alegre, Joinville e Fortaleza entre outras.

O Presidente da BRQ, Sr. Benjamin Quadros, falou aos alunos sobre a dimensão desta qualificação em âmbito nacional e explicou a metodologia de ensino que será aplicada, ressaltando que os melhores alunos do curso poderão ser contratados pela própria BRQ.

Mais de 100 (cem) candidatos prestaram exame de seleção, buscando umfereceidas) candidatos prestaram exame de sele BRQ, para um projeto pioneiro no Munica colocação dentre as 55 vagas oferecidas. Os exames foram realizados on-line, via internet, nos telecentros comunitários do centro de Mangaratiba, na Biblioteca Municipal e na Fundação Vida Nova, Nova Mangaratiba e foram acompanhados pelo responsável da BRQ no município, Marcos Barreto e pelo gerente de recrutamento e seleção, José Oitavo Borges.

Ainda no evento, o Secretário Pedro Lemelle ratificou o empenho do Prefeito Aarão em buscar parcerias para o Município que possam aliar-se a Prefeitura no intuito de capacitar e preparar os jovens para oportunidades de trabalho na área de tecnologia, a qual vem crescendo e oferecendo cada vez mais vagas no mercado de trabalho.

Na seqüência, Sr. Marcos Barreto que organizou toda a infra-estrutura para a realização dos exames, destacou a evolução tecnológica do Município, através do MANGARATIBA DIGITAL, que motiva este tipo de iniciativa e agradeceu o esforço de todos os envolvidos no projeto.

As aulas serão ministradas à distância (e-learning), via internet, onde os alunos poderão acessar a página do treinamento em qualquer lugar em 2 horários, manhã ou tarde. Durante um dia na semana haverá aula presencial, onde os instrutores passarão orientações e tirarão dúvidas dos alunos.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI), já determinou que todos os alunos do curso terão passe livre e prioridade nos Telecentros Comunitários de Internet para acesso às aulas on-line.

Ao final do evento, a BRQ ofereceu um coquetel de confraternização aos alunos, onde todos puderam trocar suas expectativas sobre o projeto, além de idéias com o Secretário Pedro Lemelle e o Presidente da BRQ, Benjamin Quadros.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Telecentro Comunitário de Internet - Ilha da Marambaia

AS LUZES DO CONHECIMENTO ILUMINAM A ILHA DA MARAMBAIA

Prefeito Aarão leva a internet banda larga para a comunidade carente da Ilha da Marambaia

O Projeto MANGARATIBA DIGITAL inaugurou em Julho/07 o primeiro Telecentro Comunitário de Internet gratuito do Brasil numa ilha, onde vive uma comunidade de remanescentes de quilombolas.

Através da tecnologia sem fio, WIMAX, a Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI) faz chegar à Marambaia o sinal de internet percorrendo uma distância de aproximadamente 20 quilômetros de espelho d’água.

O Prefeito Aarão continua investindo na inclusão digital para Mangaratiba e, agora, a Escola Municipal Levy Miranda vai abrigar este Telecentro que atenderá cerca de 80 famílias desta comunidade entre alunos do ensino fundamental, jovens, moradores e pescadores locais.

O Secretáro Pedro Lemelle reafirma os objetivos do Prefeito Aarão em dar condições necessárias para levar a internet para todos distritos do Município beneficiando a todas as comunidades.

- “O MANGARATIBA DIGITAL está caminhando a passos largos, cumprindo as metas estabelecidas e criando uma nova cultura digital no Município. “ Comemora o Prefeito Aarão.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Telecentro Comunitário de Internet - Praia do Saco


Telecentro Comunitário da Praia do Saco está equipado com 5 computadores e impressora novos, em instalação moderna e muito bonita


Foi inaugurado o Telecentro Comunitário de Internet da Praia do Saco. Este é o 6o. Telecentro a entrar em operação em Mangaratiba e está localizado ao lado do Colégio João Paulo na recém inaugurada praça Capitão Aristides Brito. A estimativa de atendimento é de 800 usuários por mês, a maioria residente nas imediações da praça. O Telecentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00h e conta com o orientador técnico que presta auxílio a todos que desejam aprender e navegar na internet.

Contando com as presenças do Sr. Prefeito Aarão, do Governador Sérgio Cabral, da Sra. Mônica Brito, secretária de Educação e Ação Social, Pedro Lemelle, secretário de Ind., Com. e Tecnologia da Informação, dos srs. Vereadores e de diversas autoridades presentes, a inauguração foi traduzida pelo sentimento de busca da inclusão social e digital para a população.

Telecentro Comunitário de Internet - Nova Mangaratiba

Prefeitura de Mangaratiba inaugura mais um Telecentro Comunitário de Internet para a população
O Prefeito Aarão de Moura Brito mais uma vez deu uma demonstração de seu empenho com o processo de inclusão digital no Município e, juntamente com a Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI), inaugurou mais um Telecentro Comunitário de Internet, desta vez na comunidade de Nova Mangaratiba em Mangaratiba.

Contando com as presenças da Secretária de Educação e 1ª. Dama, Sra. Mônica Brito, do Procurador Geral do Município, Sr. José Madeira, da Secretária de Ação Social, Sra. Olívia Gomes, do Secretário de Segurança, Sr. Otávio Seiler, da Presidente da Fundação Mário Peixoto, Sra. Célia Teixeira e do gerente da agência do Banco do Brasil, Sr. Achilles Catta Preta, entre outras autoridades, a inauguração do Telecentro foi cercada de expectativas da comunidade, ansiosa pela possibilidade de ingressar no mundo digital.

Durante a cerimônia, o Procurador Geral, Sr. José Madeira falou sobre a importância da internet na vida das pessoas nos dias de hoje e o quanto a população se beneficiará com a sua utilização. A 1ª. Dama, Sra. Mônica Brito, ressaltou que a inclusão digital tem que estar o mais próximo possível das comunidades carentes que são as que mais sofrem com a falta de informação.

O Secretário da SICTI, Sr. Pedro Lemelle, reiterou a importância da redução do analfabetismo digital e que o Município está caminhando a passos largos em sua subida no ranking da inclusão digital do Estado.

-“Mangaratiba é um dos 3 municípios do Estado do Rio de Janeiro que possui um projeto concreto de inclusão digital, que tem como principal suporte o Mangaratiba Digital. O Prefeito Aarão tem nos prestado todo o apoio necessário para alcançarmos as comunidades, bem como os parceiros que tem abraçado o projeto como o Banco do Brasil e a Nexlink”. Explicou Lemelle.

A estimativa para este início de funcionamento é de que o Telecentro receba mensalmente em torno de 160 visitas, gerando um total de 400 atendimentos, diversificados entre jovens, adultos e 3ª. idade. O trabalho é destinado as pessoas de todas as camadas sociais sem quaisquer distinções.

No Telecentro, o uso da internet é gratuito, nada é cobrado e mesmo que a pessoa nunca tenha tido contato com um computador ou com a internet, ela recebe acompanhamento e orientação técnica para aprender o seu manuseio e dar seus primeiros passos nesta nova era do Município.

O Telecentro Comunitário de Internet de Nova Mangaratiba conta com 10 computadores conectados à internet, impressora, um técnico especializado para acompanhar os visitantes e tirar suas dúvidas, além de um administrador local que gerencia os acessos e a utilização dos recursos. Está localizado na Estrada São João Marcos 1.000, na Fundação Nova Vida e funciona de segunda à sexta de 8:00 às 17:00 h.