quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Mangaratiba no 1o. Corredor Digital do Rio !

Mapa do 1o. Corredor Digital do Estado do Rio de Janeiro. Mangaratiba se faz presente, através de seu projeto Mangaratiba Digital.


Jornal Extra (RJ) caderno de informática 29/11/2007



sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Prefeitura de Mangaratiba orienta candidatos para a CSA

Palestra reuniu trabalhadores do Município para orientação ao cadastramento no site da Empresa

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia da Informação (SICTI) e do Balcão de Empregos, reunião cerca de 30 trabalhadores do Município, que mantém seus currículos atualizados no Balcão de Empregos, para uma palestra com o objetivo de orienta-los ao correto cadastramento no site da Cia. Siderúrgica do Atlântico, CSA.

Conforme a parceria, a CSA enviou também ao Município as oportunidades de postos de trabalho disponíveis até o momento, para que a classe trabalhadora de Mangaratiba possa concorrer as vagas.

De acordo com os perfis enviados, o Balcão de Empregos selecionou os currículos em conformidade com as experiências e habilidades requeridas e convocou os interessados para participarem da palestra.

O Secretário Pedro Lemelle, durante a palestra, destacou que com o avanço da tecnologia, todo o cadastramento de currículos agora é feito através da internet e que muito dificilmente as grandes empresas receberão os candidatos por outros meios.

Como forma de exemplificar e dirimir dúvidas, foi reproduzido no computador um cadastramento real para que todos acompanhassem. Além disso, foram passadas orientações e informações relevantes para o correto preenchimento do questionário.

-“Esperamos, desta forma, ajudar ao máximo nossos trabalhadores a conquistar o máximo das vagas oferecidas pela Empresa.” Explica Lemelle.

Já a Coordenadora do Balcão de Empregos, Jô, destacou que a Prefeitura tem dado toda a atenção a todos que procuram o Balcão e assim que novas vagas forem disponibilizadas, novas convocações serão feitas.

O telefone de contato do Balcão de Empregos é 2789-6023 e o atendimento é das 8:00 às 17:00 h no centro de Mangaratiba.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Prefeitura de Mangaratiba marca presença na Feira de Turismo da ABAV 2007

Evento reuniu diversos estados e municípios brasileiros em sua 35ª. edição no Rio Centro no Rio de Janeiro

Com um crescimento de mais de 16% no número de agentes de viagens inscritos em relação à última edição, o 35º Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens – Feira das Américas (ABAV 2007) chegou ao fim na tarde de sábado passado com uma declaração de otimismo com as perspectivas de negócios do turismo para os próximos anos, mas com uma clara preocupação com as condições de infra-estrutura do país para receber turistas. O alerta da ABAV foi o destaque da carta de encerramento do evento, apresentada em uma coletiva de imprensa pelo presidente da entidade, João Martins, e pela superintendente da ABAV Nacional, Isa Garbin.

Ao todo, entre agentes e expositores, a ABAV 2007 contou com 23.701 inscrições. Mas o grande destaque que apresentou os números da feira para a imprensa, foram as inscrições dos agentes de viagens – o público-alvo dos expositores da feira. Este ano fora, 10.444 participantes, contra 8.989 do ano passado, ou seja, um salto de 16,2% em relação à ABAV 2006.

A Prefeitura de Mangaratiba marcou presença na feira, através de sua Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia da Informação (SICTI), levando consigo todo o potencial turístico do Município a ser divulgado para os agentes de viagem e para o público visitante.

Participando do stand principal da TurisRio (Governo do Estado) e com uma folheteria clara e bem descrita, o Secretário Pedro Lemelle acredita que o objetivo na Feira foi alcançado, pois as belezas naturais e a proximidade do Rio de Janeiro despertaram o interesse de muitos agentes que visitaram o stand, em média 300 visitas por dia, durante os quatro dias do evento.

-“Nossa missão é colocar Mangaratiba no topo do circuito turístico do Estado do Rio de Janeiro, pois temos plenas condições de atrair os holofotes dos agentes de viagem para uma cidade riquíssima de natureza entre serra e mar.” Explica Lemelle.

Na ocasião, Lemelle se reuniu com o Secretário Estadual de Turismo, Eduardo Paes, para discutir o crescimento da região Costa Verde e o papel de Mangaratiba.

A ABAV anunciou que o plano é que na exposição do ano que vem, que será realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, a feira passe a ocupar mais um pavilhão no Riocentro. Este ano, foram dois para expositores e um para a organização da feira. Ao todo, 27.280 metros quadrados de área útil foram ocupados. A ABAV ainda comemorou o sucesso dos cinco seminários técnicos e três plenárias realizadas pela entidade, além dos nove eventos paralelos realizados para os profissionais de turismo no Riocentro, onde a audiência nesses eventos superou as expectativas.

Mangaratiba presente no Encontro de Negócios do Porto de Itaguaí

Dedicado as pequenas e grande empresas, o encontro discutiu as oportunidades e o crescimento da região

Foi realizado na quinta-feira, dia 18, na sede da Nuclep, o Mega Encontro de Negócios de Itaguaí, no qual micro e pequenos empreendedores puderam se candidatar a fornecedores de grandes empresas, como Petrobras, Light e ThyssenKrupp CSA. Além de rodadas de negócios, o evento contou com palestras das empresas participantes.
Durante o evento, o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta, garantiu aos micro e pequenos empresários que o encontro é apenas o início de um extenso trabalho que a entidade desenvolve para aproveitar o excelente momento pelo qual passa o Rio de Janeiro. “O estado vive uma fase peculiar, com a instalação de grandes empreendimentos, principalmente na região de Itaguaí. E é fundamental aproveitar esse momento para a geração de emprego e renda, por meio dos pequenos negócios”, destacou.

No encontro, o diretor do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, ressaltou que, além do bom momento econômico, com novos investimentos, e de um ambiente institucional renovado no Rio, as micro e pequenas empresas (MPE) também vivem uma fase favorável. “A mais nova pesquisa do Sebrae mostra que a taxa de sobrevivência das MPE no Rio, após dois anos de implantação, ficou em 81% em 2005. Anteriormente, esse índice era de aproximadamente 40%. As micro e pequenas empresas estão sobrevivendo mais”, explica.

Representando o Prefeito Aarão, o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia da Informação, Pedro Lemelle, destacou a importância do encontro, pois assim como outros municípios, Mangaratiba também está sob a área de influência dos principais empreendimentos na região que sofrerão impactos devido a avalanche do crescimento e deverá ter cuidados especiais com sua população, ofertas de trabalho e meio ambiente.

Explosão de investimentos no estado - Em palestra durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno, destacou os grandes investimentos que o Rio receberá nos próximos quatros anos, que totalizam cerca de US$ 110 bilhões, e ressaltou que a expectativa é que o estado apresente um crescimento maior do que a média nacional. Bueno disse ainda que o governo estabeleceu uma série de estratégias para garantir o desenvolvimento econômico com inclusão social e redução de desigualdades. Uma dessas estratégias é a melhoria do ambiente de negócios no estado.

Também foi discutido a necessidade de criação de um Plano Diretor para a região de Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba. Com a chegada dos novos investimentos, é fundamental estabelecer, por exemplo, que município abrigará as moradias dos futuros funcionários e que município abrigará as empresas. Com a implantação do Arco Rodoviário, isso é ainda mais importante.O Encontro de Negócios de Itaguaí foi realizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Caixa Econômica Federal e Nuclep, onde foi sediado o evento.