Foi realizado na quinta-feira, dia 18, na sede da Nuclep, o Mega Encontro de Negócios de Itaguaí, no qual micro e pequenos empreendedores puderam se candidatar a fornecedores de grandes empresas, como Petrobras, Light e ThyssenKrupp CSA. Além de rodadas de negócios, o evento contou com palestras das empresas participantes.
Durante o evento, o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta, garantiu aos micro e pequenos empresários que o encontro é apenas o início de um extenso trabalho que a entidade desenvolve para aproveitar o excelente momento pelo qual passa o Rio de Janeiro. “O estado vive uma fase peculiar, com a instalação de grandes empreendimentos, principalmente na região de Itaguaí. E é fundamental aproveitar esse momento para a geração de emprego e renda, por meio dos pequenos negócios”, destacou.
No encontro, o diretor do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, ressaltou que, além do bom momento econômico, com novos investimentos, e de um ambiente institucional renovado no Rio, as micro e pequenas empresas (MPE) também vivem uma fase favorável. “A mais nova pesquisa do Sebrae mostra que a taxa de sobrevivência das MPE no Rio, após dois anos de implantação, ficou em 81% em 2005. Anteriormente, esse índice era de aproximadamente 40%. As micro e pequenas empresas estão sobrevivendo mais”, explica.
Representando o Prefeito Aarão, o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia da Informação, Pedro Lemelle, destacou a importância do encontro, pois assim como outros municípios, Mangaratiba também está sob a área de influência dos principais empreendimentos na região que sofrerão impactos devido a avalanche do crescimento e deverá ter cuidados especiais com sua população, ofertas de trabalho e meio ambiente.
Explosão de investimentos no estado - Em palestra durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno, destacou os grandes investimentos que o Rio receberá nos próximos quatros anos, que totalizam cerca de US$ 110 bilhões, e ressaltou que a expectativa é que o estado apresente um crescimento maior do que a média nacional. Bueno disse ainda que o governo estabeleceu uma série de estratégias para garantir o desenvolvimento econômico com inclusão social e redução de desigualdades. Uma dessas estratégias é a melhoria do ambiente de negócios no estado.
Também foi discutido a necessidade de criação de um Plano Diretor para a região de Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba. Com a chegada dos novos investimentos, é fundamental estabelecer, por exemplo, que município abrigará as moradias dos futuros funcionários e que município abrigará as empresas. Com a implantação do Arco Rodoviário, isso é ainda mais importante.O Encontro de Negócios de Itaguaí foi realizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Caixa Econômica Federal e Nuclep, onde foi sediado o evento.