segunda-feira, 7 de abril de 2008

Turismo, um desafio possível !

Veja aqui 4 aspectos de suma importância para o Turismo de Mangaratiba

1- Sabemos que Mangaratiba possui extremo potencial turístico, como transformá-lo em geração de trabalho e renda ?

Dos 5.561 municípios no Brasil, apenas 65 são classificados como destinos turísticos, sendo que, apenas 5 estão no Estado do Rio de Janeiro, dentre eles Angra dos Reis e Paraty na região Costa Verde. Isto significa que já temos uma larga vantagem para nos consolidarmos no cenário nacional, uma vez que, Mangaratiba faz parte desta região e tem tudo para alcançar seus vizinhos, além de estar encravada no meio de uma enxurrada de empreendimentos que vão alavancar o crescimento do Estado.

Mangaratiba está caminhando para tornar-se plena quanto à exploração de suas belezas e riquezas naturais, serra, mar e ilhas e, para isso, estamos trabalhando com muita dedicação com o objetivo de juntar todos aqueles que têm o turismo como principal atividade econômica, ou seja, o “trade” turístico local.

Para gerar trabalho e renda, sem dúvida, uma das metas é o fechamento deste trade, onde estamos cadastrando e convocando todos os operadores de turismo emissivo e receptivo que atuam em Mangaratiba, a hotelaria local, transportes, associações e o comércio de perfil turístico (restaurantes, bares, souvenirs e serviços), para que juntos possamos discutir as melhores formas de exploração dos produtos turísticos de Mangaratiba que estão sendo formatados pela Secretaria e seus parceiros de negócios. Assim, as oportunidades de trabalho para a população irão surgir naturalmente, pois cada produto vai requerer novos arranjos produtivos e com o aumento do volume, o trade vai abrir novos postos de trabalho, sem contar que o empreendedorismo local, que pode contar com o apoio do Sebrae de Mangaratiba, vai perceber este crescimento e instalar novas agências e novos serviços voltados para o segmento, assim, mais arranjos e mais postos de trabalho virão a reboque, o que aumentará ainda mais estas oportunidades de trabalho e renda para a população. A Prefeitura estará apoiando este fomento através de estudos de projeto de lei de incentivos econômicos e isenções fiscais para os legalmente estabelecidos no Município e os que virão a se instalar aqui.

Toda esta movimentação de crescimento já conta com a conscientização dos demais serviços que são imprescindíveis ao turismo, tanto a segurança, o trânsito e os serviços públicos estão engajados num único objetivo de prover qualidade aos que nos visitam.

O importante agora é capacitar, operacionalizar esta indústria e começar a fazer a roda da economia local a girar e, desta forma, o resgate da identidade turística de Mangaratiba acontecerá naturalmente.


2- Quais as principais ações para uma organização participativa de todos que vivem do turismo em Mangaratiba ?

Como foi falado acima, o trade é o caminho. Para organizar é preciso responsabilidade entre as partes envolvidas. Senão, vejamos : os produtos formatados pela Prefeitura vão conter a manutenção e a infra-estrutura necessária que os tornem viáveis, os operadores devem usar de credibilidade com seus clientes que são os nossos turistas, assim como hotéis, pousadas, restaurantes e transportes devem zelar pela qualidade de seus serviços. Além disso, a população já entende o quanto é importante tratar bem o turista, pois toda esta engrenagem é que vai fazer o turismo se consolidar no Município.

Sendo assim, nosso papel é intermediar a oferta dos produtos aos operadores e promover a interação deles com os demais integrantes do trade. Por exemplo, se um operador ou mais se interessam por um determinado produto, vamos aproximá-los dos hotéis e demais integrantes do trade para que sejam fechados os pacotes turísticos. Trata-se de uma cadeia produtiva de negócio, começando pelos operadores, passando pelos hotéis e transportes e terminando com os ganhos do comércio local. Os negócios serão fechados entre eles e a Secretaria funcionará como um órgão fiscalizador e um canal de comunicação aberto entre o trade, os turistas e a população.


3- Quais são os produtos formatados para o fomento do turismo local ?

Hoje possuímos vários pontos estratégicos de turismo no Município. Mas, precisamos começar por produtos que tenham infraestrutura e viabilidade para os operadores e forte apelo turístico para atrair públicos específicos para cada um deles.

O Ecoturismo é um destes apelos e Mangaratiba possui uma riqueza inigualável para prática desta modalidade, através de suas trilhas nas serras e na ilhas. Sendo assim, formatamos e estamos sinalizando 9 trilhas que são : Gambôa – Águas Lindas, Flexeiras – Praia da Viola, ambas na ilha de Itacuruçá, Rota das Cachoeiras em Muriqui, Vale do Sahy, Fazenda do Breves, Ingaíba, Rubião e Atalho na Serra do Piloto e o Véu de Noiva em Conceição de Jacareí.

Outro destaque é o turismo náutico onde concentramos nas belezas de nossas praias e ilhas no distrito de Itacuruçá a prática dos passeios de saveiros, pesca esportiva e mergulhos. Este é um produto que hoje já atrai, em média 5.000 visitantes por mês em 2007 e que tem forte apelo aos turistas estrangeiros provenientes do Rio de Janeiro e gera um número muito bom de empregabilidade local.

Contamos também com a formatação do turismo histórico /cultural, onde estamos prevendo um roteiro que contemple nossas principais igrejas, casarões, cruzeiros, ruínas, calçamento pé-de-moleque e, principalmente contando a bela história de Mangaratiba e sua influência no império, na rota do ouro e dos escravos.

O turismo de aventura também tem a sua participação como produto, pois sabemos que podemos atrair todos os praticantes de esportes radicais como o rapel, o para-pente e a asa delta, o wakeboard (esqui aquático), montanhismo e as cavalgadas. Mangaratiba possui locais apropriados e surpreendentes para o exercício destas modalidades e sabemos que podemos explorar bem este produto.

Como não poderíamos de deixar de fora, estamos trabalhando um produto a cerca da gastronomia típica de Mangaratiba. Trata-se de um arranjo produtivo de cunho turístico para divulgar a culinária local baseada em frutos do mar. Nosso objetivo é trazer aquele turista apreciador da boa mesa, que venha passar o dia e aproveitar o nosso elenco de restaurantes, comprovando a qualidade de nossos serviços e atendimento. Queremos que Mangaratiba seja referência de gastronomia de frutos do mar no Estado.

Um outro produto está sendo analisado cuidadosamente que é turismo de negócios, pois sabemos que, com tantos investimentos na região, teremos uma demanda muito grande de executivos por aqui, que certamente irão procurar por Mangaratiba. Precisamos aproveitar este momento e canalizar esta oportunidade para nós, pois serão mais divisas e empregos para todos.


4- Para vender Turismo é necessário divulgar, quais os caminhos para tornar Mangaratiba um destino turístico conhecido ?

Estamos trabalhando fortemente na promoção e divulgação de Mangaratiba, através da elaboração e distribuição correta do nosso material promocional, isto quer dizer que, estamos invadindo os agentes emissivos com nossa folheteria, DVD’s e por meio digital (internet) para que eles nos descubram e se motivem a operar no Município.
Estamos trabalhando também através de participações em feiras e fóruns dedicados ao turismo, seja estadual ou nacional, onde procuramos contatar os operadores para vender Mangaratiba e firmar novas parcerias de negócios.

Criamos uma Diretoria de Turismo Digital, onde utilizamos a tecnologia e a internet como parceiros estratégicos para esta divulgação, realizando um trabalho de inserções de conteúdo nos principais sites do segmento, implementando rotinas de email-marketing, além do nosso principal produto de juntos .
os o nosso espa sido citado com freque a internet como parceiros estratsso material para que e na internet que é o Guia Mangaratiba de turismo e negócios (
www.guiamangaratiba.org) que conta com mais de 800 registros e recebe em média 2500 visitas por mês.

Também faz parte deste trabalho o resgate de nossa identidade turística que é provar a toda mídia, televisão, jornais, revistas e até para alguns hotéis instalados no Município, que nós estamos em Mangaratiba. Não aceitamos mais esta conversa de que os nomes de outros municípios ou nomes de áreas de preservação vendem mais do que o nosso. Senão brigarmos por isso, nunca teremos o nosso espaço e nem o devido reconhecimento e estaremos fadados à sombra dos demais.

Seguindo este raciocínio, já estamos contando com o apoio dos principais resorts de Mangaratiba para abrir espaço para Prefeitura em seus eventos particulares que reúnem mídia, pois é importante estarmos sempre presentes realizando a nossa divulgação para estes hóspedes e convidados que, por vezes, nem sabem que estão aqui.

Outro aspecto de suma importância é a aproximação de órgãos competentes ao turismo, tais como, TurisRio, Embratur e o Ministério, com o objetivo de articular junto a eles a prospecção de Mangaratiba como uma cidade característica para o turismo e poder contar com seus investimentos que alavanquem não só o Município, mas também a região Costa Verde como destino, onde somos o seu portão de entrada.

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