
O Município de Viana, localizado a 25 km da capital Vitória no Espírito Santo, com população de 50 mil habitantes, está empenhado em construir sua rede de internet e, para tal, visitou o Projeto Mangaratiba Digital, no mês de maio, em busca de orientação técnica e informações sobre os benefícios da inclusão digital aplicada às escolas municipais e telecentros comunitários.
Respresentando Viana, estiveram presentes a Sra. Sônia Bueno e o Sr. Zenilton Rodrigues que explicaram que a necessidade da construção da rede deve-se ao fato de não haver serviços de internet disponíveis na cidade e que, assim, esperam beneficiar suas comunidades através da inclusão, já que Viana tem como principal fonte de arrecadação as indústrias lá instaladas que podem aderir ao projeto.
O Secretário Pedro Lemelle e o Supervisor Técnico José Cláudio Dias, da SICTI, prestaram todas as informações aos visitantes, que ficaram muito animados com o que viram e acreditam que a referência será bastante produtiva.
O Mangaratiba Digital continua dando provas de sua importância, mais uma vez servindo como referência para municípios brasileiros engajados em estabelecer padrões de cidadania digital e ativa.
Um comentário:
O Projeto Mangaratiba Digital é realmente muito interessante. Servir de exemplo para outras cidades é bacana.
Entretanto, gostaria de saber se existe algum planejamento para fornecer acesso à população em suas residências. Acompanho o Projeto desde de sua implantação em setembro de 2005 e até a presente data nunca vi uma única frase mencionando um cronograma do projeto.
Infelizmente em Mangaratiba grande parte da população ainda não tem acesso a internet em suas residências. As opções de acesso são: acesso discado (caro e lento), via rádio (caro e instável) ou velox (restrita a pouquíssimas partes do Município).
Como o sinal do Projeto Mangaratiba Digital cobre todo Município por que então grande parte da população ainda não tem acesso em sua residência?
As pessoas que não residem em Mangaratiba e ouvem a respeito desse projeto imaginam que a população tem acesso a internet de qualquer parte do Município, o que não é verdade.
A verdadeira Inclusão Digital é permitir que as pessoas tenham acesso a informação e isso não está acontecendo em Mangaratiba...
Postar um comentário