
Mangaratiba é pioneira na educação digital. Prefeito Aarão participa do lançamento do Centro de Educação Integrada Digital (Ceid).
KidSmart, Reading Companion, Accessibility Works e Muan são algumas das novas tecnologias que agora fazem parte do vocabulário e do cotidiano dos moradores de Mangaratiba, com a inauguração do Centro Educacional de Interatividade Digital (Ceid), que possibilita alunos e professores a se aprofundarem nas mais variadas disciplinas. Mas, com dois diferenciais: interatividade e tecnologia de ponta.
A assinatura da parceria e a inauguração do projeto foram na segunda-feira (28), no Centro Cultural Cary Cavalcanti, no centro da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Aarão de Moura Brito Neto, do secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação, Pedro Lemelle, além do presidente da BRQ, Benjamim Quadros, e da executiva de Responsabilidade Social da IBM, Ruth Harada. A BRQ e a IBM são os parceiros da implantação do Ceid no município.
“É um espaço para se modernizar. Mais uma conquista da secretaria de Educação, que é muita vitoriosa e que conquista muitos prêmios a nível Brasil. O Ceid é uma ferramenta eficiente e vai atender às crianças, os turistas e os deficientes”, destacou o prefeito Aarão, ressaltando ainda a atuação na área da educação, que resultou em prêmios ao município, como a Medalha Paulo Freire, através de um projeto da Escola do Batatal.
A secretária de Educação, Mônica Santos Gomes Britto destacou a importância de mais uma ferramenta de conhecimento para os jovens de Mangaratiba. “Quando a gente pensa em mais uma inauguração, já sabemos que se trata de mais um benefício para a população. E o Ceid, no Brasil, é um projeto piloto que surgiu em uma grande parceria com a BRQ e IBM, além de outros parceiros. Assim, nós ajudamos estes jovens a se preparar para uma nova perspectiva de vida”, disse a secretária.
Presidente da BRQ, Benjamim analisou o Ceid e sua importância para a população. “É um projeto que a gente traz para Mangaratiba com uma série de tecnologias que vão ajudar os jovens no seu desenvolvimento do conhecimento da informática. São programas que ajudam eles a estudar. É um ambiente propício para ter acesso à tecnologia da informação a nível de primeiro mundo”
VEJA AQUI A ENTREVISTA DO
SECRETÁRIO PEDRO LEMELLE : http://www.youtube.com/watch?v=pOp19pwAwpo
Entenda um pouco dos recursos do Ceid
O Reading Companion é um programa que reconhece a fala e fornece ao usuário a oportunidade de adquirir habilidades de leitura e pronúncia da língua inglesa. O Accessibility Works facilita a navegação na internet de pessoas com limitações visuais ou deficiência auditiva, se adequando a cada usuário. O Muan é um sistema de animação quadro a quadro, que permite criação, edição, manipulação e visualização de animações. Quiosque da Ciência, que conta com um museu universal. O Smart Board é um quadro digital que funciona com o toque dos dedos.
Um comentário:
Parece muito interessante esse Ceid.
Infelizmente, não encontrei o endereço onde esse Ceid foi instalado. Gostaria muito de saber onde ele está funcionando para fazer uma visita.
Também não consegui entender se esse Ceid é uma sala com alguns equipamentos ou um predio com várias salas.
Acho que está faltando algumas informações simples, porém objetivas.
Além da inauguração acho que o mais importante seria o funcionamento. Não basta simplesmente realizar uma cerimônia de inauguração com a presença de autoridades... o projeto precisa funcionar.
Postar um comentário