quinta-feira, 18 de março de 2010

PROJETO ORLA DIGITAL EM ITACURUÇÁ

Moradores ou turistas do distrito que possuirem notebook, com acesso a Internet sem fio, poderão navegar pela rede de graça

Foi lançada a segunda etapa do projeto ‘Mangaratiba Orla Digital’, em Itacuruçá, nesta quinta-feira (18). O projeto fornece o sinal de internet sem fio através da tecnologia de rádio frequência wi-fi de graça aos moradores, visitantes e turistas. O primeiro distrito beneficiado foi o Centro de Mangaratiba em novembro do ano passado. Os próximos serão Muriqui, Praia do Saco e Conceição de Jacareí. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Informação, Pedro Lemelle, disse que estudos estão sendo feitos para que o ‘Orla’ chegue a Serra do Piloto e Praia Grande. “Sabemos que na Serra do Piloto existe dificuldade até de sinal de telefone celular e rádio. Nós precisamos consolidar, amadurecer nossa infraestrutura, nossos recursos técnicos para fazer com que o sinal livre chegue a esses locais também”, afirma.

Quem estiver nas imediações de abrangência de sinal com um notebook que tenha acesso a Internet deve selecionar a rede Orla Digital Itacuruçá e poderá navegar de graça. Caso haja algum problema, o usuário poderá entrar em contato pelo telefone 2789-6018, que receberá qualquer tipo de instrução e orientação para o uso da internet livre. “Contamos também com o apoio do Centro de Turismo, que terá um roteiro com pequenas instruções”, diz Pedro Lemelle, acrescentando que algumas instituições em Itacuruçá serão beneficiadas, como a delegacia dos portos da Marinha, a unidade dos fuzileiros navais e a unidade de biologia marinha da Universidade Rural.

O secretário acredita que duas mil pessoas usarão a internet gratuita nos fins de semana em Itacuruçá. “O maior movimento será sábado e domingo, uma vez que o pólo está concentrado no Cais Turístico, e nos dias de semana, basicamente estaremos servindo a população do distrito”, finaliza.

Moradores aprovam iniciativa

O proprietário do quiosque São Jorge, Arthur Matias de Almeida, gostou muito de poder acessar gratuitamente a internet. “Está sendo muito boa essa a novidade. É a solução mais prática para as pessoas que tem uma vida menos favorecida”, finaliza.

Helder de Melo, funcionário da Peixaria Nova Era, agradeceu ao Prefeito Aarão pela iniciativa. “Com este novo projeto, podemos acessar emails, fazer pagamentos e realizar outros serviços disponíveis na rede”, diz.

segunda-feira, 1 de março de 2010

PREFEITURA DE MANGARATIBA É DESTAQUE NAS PROPOSTAS PARA 4ª. CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Reunião mobilizou os municípios do Rio de Janeiro em torno do tema, para captar propostas que serão levadas à Brasília para a 4ª. Conferência que acontecerá em maio.

A Prefeitura Municipal de Mangaratiba, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Informação (SEDETEC), participou na última quinta-feira, no auditório da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, da fase estadual da Conferência que mobilizou os municípios do Rio de Janeiro para o tema da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Contando com as presenças do Secretário Estadual, Sr. Alexandre Cardoso do Sub-secretário, Sr. Luiz Edmundo Costa Leite, do Sub-secretário de Desenvolvimento Científico-Tecnológico, Sr. Júlio Lagun, diversas autoridades e secretários municipais, a fase estadual tem por objetivo reunir e avaliar as propostas levadas pelos municípios, observando-se os desafios propostos sobre as áreas científica, tecnológica, empresarial, ambiental, energética, social e territorial, além das respectivas iniciativas e necessidades a cerca do tema.

A 4ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) está prevista para acontecer em Maio/2010 e o seu principal objetivo será consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação como política de Estado e, também, apresentar subsídios para o desenvolvimento do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACT&I 2011-2014).


Segundo o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, um grande passo rumo ao desenvolvimento do plano de ação é a instalação de Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia dotadas de autonomia, como é o caso de Mangaratiba e de alguns outros municípios.

Para o Secretário Pedro Lemelle, titular da SEDETEC, a Conferência representa um grande avanço para se discutir a composição de políticas públicas para o setor e alinhar Ciência, Tecnologia e Inovação às prioridades dos Municípios.

Lemelle apresentou propostas, dentre elas, a necessidade de popularização da tecnologia em regiões costeiras, de forma a auxiliar colônias de pescadores e demais arranjos produtivos que vivem nestas comunidades, considerando-se as suas produções, comercializações, condição de trabalho e pesquisas.