quinta-feira, 18 de março de 2010

PROJETO ORLA DIGITAL EM ITACURUÇÁ

Moradores ou turistas do distrito que possuirem notebook, com acesso a Internet sem fio, poderão navegar pela rede de graça

Foi lançada a segunda etapa do projeto ‘Mangaratiba Orla Digital’, em Itacuruçá, nesta quinta-feira (18). O projeto fornece o sinal de internet sem fio através da tecnologia de rádio frequência wi-fi de graça aos moradores, visitantes e turistas. O primeiro distrito beneficiado foi o Centro de Mangaratiba em novembro do ano passado. Os próximos serão Muriqui, Praia do Saco e Conceição de Jacareí. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Informação, Pedro Lemelle, disse que estudos estão sendo feitos para que o ‘Orla’ chegue a Serra do Piloto e Praia Grande. “Sabemos que na Serra do Piloto existe dificuldade até de sinal de telefone celular e rádio. Nós precisamos consolidar, amadurecer nossa infraestrutura, nossos recursos técnicos para fazer com que o sinal livre chegue a esses locais também”, afirma.

Quem estiver nas imediações de abrangência de sinal com um notebook que tenha acesso a Internet deve selecionar a rede Orla Digital Itacuruçá e poderá navegar de graça. Caso haja algum problema, o usuário poderá entrar em contato pelo telefone 2789-6018, que receberá qualquer tipo de instrução e orientação para o uso da internet livre. “Contamos também com o apoio do Centro de Turismo, que terá um roteiro com pequenas instruções”, diz Pedro Lemelle, acrescentando que algumas instituições em Itacuruçá serão beneficiadas, como a delegacia dos portos da Marinha, a unidade dos fuzileiros navais e a unidade de biologia marinha da Universidade Rural.

O secretário acredita que duas mil pessoas usarão a internet gratuita nos fins de semana em Itacuruçá. “O maior movimento será sábado e domingo, uma vez que o pólo está concentrado no Cais Turístico, e nos dias de semana, basicamente estaremos servindo a população do distrito”, finaliza.

Moradores aprovam iniciativa

O proprietário do quiosque São Jorge, Arthur Matias de Almeida, gostou muito de poder acessar gratuitamente a internet. “Está sendo muito boa essa a novidade. É a solução mais prática para as pessoas que tem uma vida menos favorecida”, finaliza.

Helder de Melo, funcionário da Peixaria Nova Era, agradeceu ao Prefeito Aarão pela iniciativa. “Com este novo projeto, podemos acessar emails, fazer pagamentos e realizar outros serviços disponíveis na rede”, diz.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Achei interessante o fato dos moradores se referirem ao Projeto como novidade.

Isso mostra mais uma vez o quanto esse Projeto não avançou e apenas se tornou um objeto político.

Embora os moradores não saibam, pois a Prefeitura não divulga coisas importantes, esse Projeto foi inaugurado em setembro de 2005 pela Governadora na época Rosinha Garotinho.

São quase 5 anos para dar acesso gratuito a um sinal de internet... sendo que os moradores já tem direito a esse sinal desde set/2005, mas a Prefeitura insiste em não permitir que os moradores tenham acesso ao sinal.

Adim disse...

E aí, morreu o projeto????

Adim disse...

E aí, o projeto morreu????