quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Mangaratiba Digital : 1 ano de sucesso !


Conheça toda a trajetória de um projeto pioneiro que alavancou a tecnologia em Mangaratiba no Rio de Janeiro

Mangaratiba comemora 1 ano do maior projeto de tecnologia já realizado num município da Costa Verde, o “Mangaratiba Digital”.
O Projeto Mangaratiba Digital foi concebido através da preocupação do Sr. Prefeito Aarão de Moura Brito Neto em implantar a tecnologia no Município e trazer Mangaratiba efetivamente para o século XXI. Nossa população, até então, vivia totalmente excluída digitalmente devido à falta de investimentos em infra-estrutura e estímulos à iniciativa privada para que se tornasse possível à facilidade de acesso à internet banda larga e, assim, garantir o direito à informação e ao conhecimento para todos.

Mangaratiba com 30 mil habitantes e a 90 km ao sul de uma grande capital, Rio de Janeiro, era um município sem quaisquer iniciativas de tecnologia até dezembro de 2004 que pudessem beneficiar a população e a transparência da gestão municipal.

Sendo assim, a Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI), Secretário Pedro Lemelle, foi criada para traçar metas que alçassem Mangaratiba a esta nova era da tecnologia digital.

Todo o trabalho do Mangaratiba Digital começou através de uma aproximação com o Governo do Estado, PRODERJ, no intuito de buscarmos orientações e alternativas para que pudéssemos por em prática todas as nossas idéias e concretizar o desejo do nosso Prefeito Aarão.

Dada esta aproximação e constatada a vontade política em estabelecer a tecnologia no Município, com total apoio do Sr. Prefeito Aarão, Mangaratiba tornou-se séria candidata a abrigar um projeto denominado “Cidades Digitais” que tem por objetivo cobrir o Município com infra-estrutura de redes wireless (redes sem fio) em banda larga, além de implantar o conceito de “wireless corridor” (corredor digital), onde esta infra-estrutura fica aberta para os lados do Município, para que os Municípios vizinhos possam se enlaçar conosco a fim de estabelecer o corredor.

Para que o Município fosse escolhido, tivemos que trabalhar muito para apresentar ao PRODERJ todas as justificativas de que Mangaratiba seria o local ideal para este projeto, principalmente em se tratando se sua geografia acidentada, sua total exclusão até aqui e o desafio de levar a internet às comunidades mais carentes da região, localizadas nas ilhas e na serra do Município.

Após todo este trabalho, que incluiu diversas reuniões no PRODERJ e com o aval da Sra. Governadora Rosinha Mateus, Mangaratiba foi o Município escolhido e assim, conhecemos o outro parceiro, patrocinador do projeto: INTEL Corp., maior fabricante de micro chips do mundo.

A partir de então, iniciamos o trabalho de implantação do projeto, que teve por objetivo levar o acesso à internet banda larga sem fio para as escolas do Município, para os postos de saúde, para o Hospital Municipal, Telecentros de Internet, Centros de Informações Turísticas, Polícia militar, Câmara de Vereadores, Defesa Civil, entre outros e incluir digitalmente e socialmente as comunidades mais carentes das ilhas e serra do Município, onde ainda estamos trabalhando, beneficiando a toda população com os Telecentros comunitários de internet, com a melhoria e rapidez nos atendimentos, com o desenvolvimento do Portal Municipal na internet, tornando transparente a Gestão Municipal, garantindo o direito ao acesso a informação, democratizando o uso da internet, proporcionando o conhecimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino, o que está representando um ganho significativo na qualidade de vida da população.

O Projeto está subdividido em fases e de acordo com cada fase, todas as municipalidades e entidades parceiras em todos os distritos serão alcançadas.
Portanto, o Mangaratiba Digital é um Projeto em parceria com o Governo do Estado (PRODERJ) que nos incluiu a INFOVIA (link de comunicação do Estado) e a INTEL, aonde Mangaratiba foi uma das 13 cidades no mundo adotadas pela INTEL (maior fabricante de processadores para computadores do mundo para abrigar este projeto que combina a utilização das tecnologias WI-FI e WI-MAX, antenas setoriais e direcionais, e é pioneiro no mundo da aplicação de tecnologia sem fio na categoria WI-MAX (alcance sem fio a uma distância de 50km). Mangaratiba é a única cidade em toda a América Latina a ter este projeto patrocinado pela INTEL.

Com isso, o nome de Mangaratiba está viajando o mundo inteiro, vários jornais nos Estados Unidos, Europa, Ásia e até no mundo Árabe divulgaram matérias enaltecendo o projeto e o Município. Estamos na vitrine de uma nova era, a era da tecnologia digital.

O lançamento do projeto culminou com um grandioso evento com as presenças da Sra. Governadora Rosinha Mateus, o Presidente Mundial do Conselho da Intel, Mr. Craig Barrett, nosso Prefeito Aarão e diversas autoridades, o futuro agora do Mangaratiba Digital é a sua capilarização por todos os distritos do Município e a implementação dos projetos.

O que já está implementado e seu alcance

Através do Projeto E-Portal, desenvolvemos o Portal de Informações e Serviços de Mangaratiba na internet (
www.mangaratiba.rj.gov.br) que está proporcionando serviços on line para a população e facilitando ainda mais a interação entre o turista e o município, pois nele o visitante obtém todas as informações sobre o que oferecemos de melhor e, assim, estamos atraindo turistas de várias regiões do Brasil e do mundo através da internet.
O Portal apresenta uma média mensal de 4.150 visitas mensais, sendo 70% do Brasil, 20% dos Estados Unidos e 10% distribuídos pela Europa, em países tais como, Portugal, Alemanha e França.

Com o Projeto Incluir, estabelecemos os Telecentros Comunitários de Internet que são centros de uso da internet, gratuitos, para todas as idades e camadas sociais, que promovem a inclusão digital no Município, com direito a impressão, disquetes e orientação técnica. Hoje possuímos os Telecentros em Itacuruçá, Nova Mangaratiba e no Centro de Mangaratiba (Biblioteca). Até novembro de 2006 estaremos inaugurando mais um Telecentro no Centro de Capacitação em Muriqui.

Nos Telecentros já estão registrados 2.800 pessoas, perfazendo um total de 15.957 atendimentos desde maio de 2005 até mês de setembro/2006. Estamos provando que a população tem buscado maior contato com a tecnologia e com o conhecimento.

O Projeto InternetEscola, voltado à aplicação da tecnologia nas escolas, estamos instalando laboratórios de informática com acesso a internet, via Mangaratiba Digital, com para incrementar o ensino e o contato dos alunos com a grande rede. Escolas como Maria augusta Lopes em Mangaratiba, Levy Miranda na Marambaia e Caetano de Oliveira em Itacuruçá já desfrutam deste acesso.

Cabe ao Projeto Iluminar, realizar o levantamento técnico e o estudo de viabilidade para levar o sinal de internet banda larga para iluminar todas as municipalidades, órgãos públicos e setores parceiros da Prefeitura, trazendo mais benefícios ao cidadão.

Ainda, o Projeto InfoTur, que combina tecnologia com serviços do turismo local, ajuda a orientar os visitantes, através do nosso portal na internet e dos Centros de Informações Turísticas, sobre os roteiros, trilhas, hotéis e pousadas, além de divulgar para todo o mundo as belezas e riquezas naturais do Município, atraindo novos turistas.

- “Os projetos estão sendo implantados cuidadosamente, observando-se o planejamento da capacidade de nossa infra-estrutura atual e conforme o despertar da demanda, estaremos planejamento o crescimento desta capacidade para atender novos projetos.” Reitera Pedro Lemelle, Secretário de Ind., Com. e Tecnologia da Informação.

A expansão do projeto e benefícios para a população

O Mangaratiba Digital é um projeto contínuo, ou seja, está em constante evolução e aperfeiçoamento. Para isso, contamos com uma equipe técnica própria que mantém a infra-estrutura e planeja o seu crescimento.

Todas as Secretarias da Prefeitura hoje possuem acesso à internet. Os serviços de gestão e de atendimento ao público estão aparelhados para servir à população e às rotinas administrativas.

Mangaratiba Digital está em plena fase de expansão. Trata-se de um serviço público que objetiva beneficiar a população e o Município. Portanto, a SICTI está trabalhando incansavelmente para levar a internet aos locais que ainda não foram contemplados, mas que já estão na mira.

Recentemente o sinal atingiu diversas entidades e órgãos públicos estabelecidos em Mangaratiba. Levamos a internet para a Associação Comercial, Sebrae, Receita Estadual Fazendária, Fundação Mário Peixoto, Câmara Municipal e agora, Defesa Civil e Polícia Militar.

Em parceria com a Secretaria de Educação, já está se planejando a chegada da internet em mais 12 escolas e 6 CEIM’s distribuídas pelos distritos. Além do CRAS em Itacuruçá e CAICA na Praia do Saco.

Quanto a Conceição de Jacareí e Serra do Piloto, a SICTI está reunindo esforços para levar a internet. Existem algumas dificuldades técnicas, mas as soluções já estão sendo estudadas. Em breve estes locais já estarão usufruindo do serviço nas escolas e telecentros.

Com o advento do projeto, conseguimos sensibilizar provedores de serviços de internet a investirem no Município. Para as residências dos cidadãos e o comércio local existe a oferta de internet banda larga via rádio-frequência e fibra óptica, no centro de Mangaratiba, uma vez que, o Mangaratiba Digital foi concebido para atender às municipalidades.

-“Isto também faz parte de um processo de uma nova cultura para a população. A cultura digital que está sendo promovida no município. Não é simples, mas com o apoio do Prefeito, vamos alcançar mais este objetivo.” Comemora Lemelle.

Demais projetos estão a caminho ...

Outros projetos já estão encaminhados. A SICTI tem trabalhado na busca de novos parceiros para viabilizar iniciativas que continuarão beneficiando a população e consolidando Mangaratiba como cidade digital.

O projeto do Ônibus Digital já foi encaminhado ao MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), onde estamos aguardando a aprovação. Nele vamos levar a inclusão digital através de um ônibus equipado com antenas de rádio-frequência e computadores para as comunidades carentes sem condições físicas para instalação de internet.

Com o objetivo de capacitar os jovens do município matriculados no ensino médio, o Projeto Capacitar formará turmas a serem treinadas em ambientes tecnológicos e linguagem de programação de última geração (plataforma web), tornando a mão-de-obra especializada em desenvolvimento de programas para computador para atender as novas demandas e postos de trabalho da nossa região e do Rio de Janeiro. Esta parceria já está sendo articulada de forma a recebermos instrutores e metodologia de ensino.

Segundo o Secretário Pedro Lemelle, o Mangaratiba Digital tem uma dinâmica adequada aos avanços da tecnologia e, desta forma, está sempre antenado às tendências que favoreçam o seu crescimento e as necessidades da população.

Mangaratiba como referência

Como acontece em toda iniciativa pioneira, seja em aspectos técnicos ou sociais, o Mangaratiba Digital recebe frequentemente visitas de outros municípios interessados em conhecer e tomar como referência um projeto de sucesso.

Já fomos requisitados em São Paulo, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, São José do Vale do Rio Preto, Quissamã e recentemente por Nilópolis. Seja recebendo a visita ou proferindo palestras que expõem o projeto. Algumas universidades de ciência da computação, tais como a Anhanguera de Campinas (SP), também já estiveram em Mangaratiba em busca de informações.

O Mangaratiba Digital está relacionado como um projeto de cidade digital “wireless” (sem fio) no instituto mundial de internet sem fio, o W2I, que é responsável por promover no mundo o uso das tecnologias sem fio e sua mobilidade como forma de inserção de comunidades na sociedade da informação, suas políticas e práticas regulatórias.

Através do W2I e da Intel Co., o nome do nosso município tem viajado por toda parte, tornando Mangaratiba visível aos olhos de comunidades científicas e de outros continentes.

- “Desejamos criar um modelo de implementação baseado nestas novas tecnologias para que mercados emergentes possam prover a inclusão digital e social.” Afirma Max Leite, Diretor de Programas de Tecnologia da Intel.

Nenhum comentário: